(47) 3390-4000
Atendimento das 13h às 22h de segunda-feira à sexta-feira

II Ciclo de Palestras da FEAPI

A partir da temática Migrações - Integração e Oportunidades, o evento traz cinco palestras online sobre oportunidades, fluxos, contratações e educação.
Data de publicação: 21/06/2021 18:14

A FEAPI, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), promove nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2021 o II Ciclo de Palestras, abordando a temática “Migrações –Integração e Oportunidades”.

 

Desta forma, a Fundação abre espaço para diálogos importantes sobre questões relacionadas ao fluxomigratório, recebendo palestrantes de renome sobre o assunto,e celebra o Dia dos Imigrantes, que ocorre no dia 25 de junho.

 

As palestras serão transmitidas pelo canal do Youtube da FEAPI, a partir das 19h30. Ao fim de cada palestra, será disponibilizado a todos os espectadores um link de um formulário para solicitação do certificado de participação, que será enviado por e-mail.

 

Confira a programação do II Ciclo de Palestras da FEAPI:

 

Terça-feira, 22/06 –19h30 (CLIQUE AQUI E ASSISTA)

-Projeto Oportunidades - Integração Econômica de Venezuelanos e Migrantes de Países Vizinhos ao Brasil

Palestrante: Michelle Barron

Gerente Nacional Senior de Programas na OM -Organização Internacional para as Migrações. Atua na área do Desenvolvimento, Humanitária e de Políticas Públicas e Parcerias com liderança técnica extensiva aos campos de Migração, Proteção, Inclusão Econômica,Gênero, Políticas sociais, Infância e pobreza, Educação, Monitoramento e Avaliação, Cooperação Sul-Sul e Emergências. Antes de 2018, quando se juntou à OIM, ocupou posições de liderança em organismos como OMS, UNICEF, PMA, OSCE, OIM, OXFAM e Save the Children, na África, Ásia, Região dos Bálcãs e pela América Latina.

 

-Fluxos migratórios contemporâneos e a atuação da OIM

Palestrante: Yssyssay Rodrigues

Coordenadora de Projetos na OIM - Organização Internacional para as Migrações em Santa Catarina. Mestre e Bacharel em Ciências Sociais, Especialista em Comunicação Social, atua desde 2008 nas áreas de impacto de empreendimentos e populações em situação de deslocamento forçado, migrações, e promoção do desenvolvimento sócio territoriale do acesso de grupos em situação de vulnerabilidade a direitos sociais. Experiência profissional no Brasil, na Venezuela e em Moçambique.

 

Quarta-feira, 23/06 –19h30 (CLIQUE AQUI E ASSISTA)

-Contratação de migrantes e a Interiorização: o papel da rede local

Palestrante: Niusarete Margarida de Lima

Psicóloga, com especialização em gestão de projetos sociais, em gestão da informação e gestão de pessoas pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, especialista em integração e reabilitação de pessoas com deficiência pela Universidade de Salamanta-Espanha. Assessora Especial para Assuntos de Imigrações na Secretaria Nacional de AssistênciaSocial do Ministério da Cidadania. Coordenadora do Subcomitê Federal para Acolhimento e do Subcomitê Federal para Interiorização de imigrantes e refugiados venezuelanos no âmbito da Operação Acolhida. Representante do Ministério da Cidadania no Subcomitê Federal de Recepção e Triagem do Comitê Federal de AssistênciaEmergencial. Conselheira no Conselho Nacional de Imigração-CNIG. Atuou por 15 anos na área de promoção e defesa de direitos de pessoas com deficiência no âmbito da pasta de direitos humanos do governo federal. Atuades de 2010 na área de proteção social especial na Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.

 

- Contratação de migrantes e a Interiorização: o papel do setor privado

Palestrante: General Antônio Manoel de Barros

Coordenador operacional da Operação Acolhida no Estado de Roraima e na cidade de Manaus. Comandante da Força Tarefa Logística Humanitária. Doutor em Ciências Militares. Mestre em Operações Militares. Mestre em Administração (Universidade de Troy, Alabama/EUA).

 

Quinta-feira, 24/06 –19h30 (CLIQUE AQUI E ASSISTA)

- A Educação para os Direitos Humanos –Migrações em Destaque

Palestrante: Nilzane Mabel Fornari

Autora do livro “O Mundo é Nosso” (Editora Studio Alaska, 2020). Mestranda em Direito das Migrações Transnacionais (UNIVALI e UNIPG –Itália). Pós-graduada em Direitos Humanose Direito Constitucional (Universidade de Coimbra –Portugal). Bacharel em Direito (UNIVALI).

Imagens relacionadas