(47) 3390-4000
Atendimento das 13h às 22h de segunda-feira à sexta-feira

Início do Curso de Libras da FEAPI

Ao total serão cerca de 51 horas de curso onde os alunos irão aprender como se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais
Data de publicação: 20/08/2019 16:37

O curso de Libras Básico começou nessa noite de segunda-feira (19) aqui na Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI), a turma que iniciou tem um total de 40 alunos e as aulas serão ministradas pela professora Tatiane Maria Lui Zancanaro e as intérpretes Maria Alcirema Ferreira e Alexsandra Aparecida Vitorino.

Ao total serão cerca de 51 horas de curso onde os alunos irão aprender como se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais. Alguns conteúdos são: identificação pessoal, as saudações, vocabulário entre outros.

Aqui no Brasil ela começou a ganhar espaço em 1887 quando um professor francês que ficou surdo aos 12 anos veio ao Brasil a pedidos de Dom Pedro II para fundar a primeira escola de surdos que na época era chamada de INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Ela é usada no Brasil como segundo língua oficial brasileira, através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. A Libras é legalmente conhecida como um meio de comunicação e expressão por possuir sua estrutura gramatical própria. O que a diferencia das demais línguas é que ela é usada para a comunicação visual e espacial, ou seja, a sua comunicação acontece através de sinais.

Para a Direto Executiva Daniela Barbetta, é um grande passo poder oferecer a população tal conhecimento na nossa segunda língua oficial.

“Ter conhecimento em Libras é fundamental não apenas no setor pedagógico, mas também para uma melhor inclusão e integração, sem excluir nenhum aluno por conta de alguma deficiência”, completa.

Imagens relacionadas